O " Programa Livro Aberto" da Fundação Biblioteca Nacional (FBN - Brasil) foi iniciado em 2004. Este Programa assume múltiplos objectivos: a implantação e modernização de bibliotecas, implantação de pontos de leitura, bolsas para escritores e prémios literários, etc.
No que concerne à implantação e modernização de bibliotecas pretende-se que até 2010 todos os 5564 Municípios brasileiros tenham pelo menos uma biblioteca pública e com um acervo documental actualizado. A responsabilidade de cumprir este objectivo é da FBN, em específico do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). Tratam-se de instituições vinculada ao Ministério da Cultura brasileiro,
No início do Programa havia 4391 Municípios já equipados, o que equivale a 78,92%. No final de 2007 já haviam 5186 Municípios equipados, o que equivale a 93,21%. A região Nordeste, que inicialmente possuía o maior deficit em municípios sem bibliotecas (688 cidades), apesar do avanço do programa continua sendo a região com maior número de cidades sem esse equipamento. Estima-se que das cidades brasileiras que ainda não possuem bibliotecas públicas, 75% estão situadas no Nordeste, enquanto na região Sudeste menos de 1% permanece nessa situação. Paralelamente, estão sendo formados 5.460 agentes de leitura para actuarem em bibliotecas, pontos de cultura e pontos de leitura.
Neste Programa e oferecido às bibliotecas e um kit que compreende uma colecção com cerca de 2 mil livros e outros documentos, móveis, equipamentos de som, TV, DVD e vídeo, e um software: o Biblivre. Trata-se de um software para arquivamento e digitalização, desenvolvido pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A vantagem do Biblivre é que já vem com a lista do acervo digitalizada.
Os municípios que não possuem bibliotecas públicas e o desejam podem requerer a instalação do equipamento à FBN. Para isso, os municípios devem dispor de espaço apropriado e de boa acessibilidade à comunidade, e responsabilizarem-se pela manutenção da biblioteca, contratando pessoal qualificado e os serviços necessários. Etiquetas: Bibliotecas Públicas, Promoção da Leitura |